Pedro Malasartes
e a Sopa de Pedra
Pedro é um personagem da Cultura Oral brasileira e está sempre fazendo peripécias. Nesta história, Pedro, morto de fome, diz à uma senhora ranzinza que vai mostrar à ela como se faz uma sopa de pedra.
Instiga a imaginação das crianças no invisível e a brincadeira saudável entre duas pessoas. É possível se divertir sem fazer o mau.
As Pérolas de Cadija
"As pérolas de Cadija”, do livro Gosto de África, de Joel Rufino dos Santos, narra a história de uma menina do Senegal, negra e muçulmana, que, após a morte da mãe, passa por alguns apuros com sua nova cuidadora que lhe exige todos os tipos de sacrifícios carregados de maldade. Ela deve superar os obstáculos e, ao final, será premiada, definindo seu destino de modo inesperado e impressionante.
As histórias transmitidas oralmente são, além de uma forma de comunicação, um meio lúdico e muito eficaz de perpetuar a cultura, os valores e as diversas formas de existir no mundo. Através de histórias do conhecimento popular e algumas retiradas de livros, Beatriz Gimenes e Flávia Lira aproximam do universo da criança questões humanas sobre ética e convivência em sociedade de
forma lúdica e acessível.Além da contação em si, é possível que a atividade de estenda para oficinas artísticas que confluem com o universo da história contada, utilizando assim não apenas a escuta e a imaginação, mas também outras habilidades do ouvinte/inventor que pode interpretar a história de outra forma.
A Princesa e o Grão de Ervilha
"A Princesa e o Grão de Ervilha", de Hans Christian Andersen, conta a história de um príncipe que procura em sua futura esposa o autêntico "sangue azul". Quando aparece uma princesa de verdade, e sua mãe, desconfiada, submete-a a um teste. Uma história divertida, com um príncipe romântico e uma princesa prática.